terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Que é CRM?

                            

O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – CRM surgiu com o objetivo de identificar, crescer e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo, voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais dos clientes. As estratégias utilizadas pelo CRM permitem identificar e selecionar as formas de relacionamento com os clientes que apresentem maiores benefícios ou maiores potenciais para a empresa.

Como em qualquer sistema o CRM é um software que captura, processa, analisa e distribui dados, porém o cliente é o centro do modelo de dados e todos os relatórios.
 

O CRM chega aos seus objetivos da seguinte maneira:
  • Conhecendo melhor as necessidades dos seus clientes e desenvolvendo uma relação mais próximas com eles;
  • Identificando 'leads' qualificados de forma a ganhar novos clientes;
  • Fechando as vendas de modo eficiente e eficaz;
  • Permitindo aos clientes efetuar transações facilmente e de forma rápida;
  • Fornecendo serviços de suporte como pré, durante e pós-venda;
  • Disponibilizando a mesma informação ao cliente, independente do canal de contato.
As vantagens para a aplicação desta ferramenta, é a sua possível visualização rápida dos dados dos clientes, fornecedores, e colaboradores, a centralização de informações de cadastro, agenda, pendências financeiras, recebimento de notificações e o seu acesso através de smartphones e dispositivos remotos. Dentre as vantagens ainda se vê um aumento nos lucros da empresa, na taxa de fidelização, economia de tempo (produtividade), otimização das diversas tarefas e a contribuição de vantagens competitivas. 

Os tipos de CRM
 

O CRM possui ramificações, para adequar-se a cada nicho mercadológico ou empresarial, destacam-se três grandes áreas: operacional, analítico e colaborativo e há também o CRM Estratégico que estabelece parâmetros para os diversos tipos existentes.
 

1. OPERACIONAL
Visa o aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente, aplica as tecnologias da informação para aprimorar a relação do cliente com a empresa. Auxiliando o gerenciamento de pedidos, produção. Faz uso de técnicas mais intimistas de coleta de informações para análise de potencial de clientes, como por exemplo o Telemarketing.
 

2. ANALÍTICO
Procura identificar os segmentos de clientes que existem na base de dados da empresa, feita estas identificações efetua-se, por exemplo, estratégias de marketing buscando alcançar as necessidades de cada segmento especifico.
 

3. COLABORATIVO
Neste ponto onde há a simbiose entre cliente e empresa, fazendo-se uso das tecnologias da informação, através de todos os pontos de contato entre cliente e empresa.
 

4. ESTRATÉGICO
Visa o estudo de mercado a fim de estabelecer um foco para cada uma das demandas ou tipos de CRM, com o objetivo de traçar o melhor método para alcançar o objetivo, é neste ponto onde há o diferencial para que uma empresa possa ter um planejamento voltado para o sucesso.