De acordo com a diversas
propostas na internet de implantação dos mais diversos tipos de sistemas CRM
com funções mais genéricas ou especificas, podemos dizer que essa gama de
opções proporciona a possibilidade de diversas empresas terem condições –
financeiras, diga-se de passagem – de implementar um sistema CRM devido a
variação de preços por causa de diferentes tipos encontrados, dos mais simples
(que são “gratuitos”) aos mais completos.
Programa de código aberto e livres
São software “gratuitos”, no
entanto trarão alguns custos em sua manutenção e implantação. Existe aqueles
que cobram taxas por funcionalidades adicionais ou suporte técnico através de
assinaturas. Sistemas deste tipo, obriga que a empresa tenha a infraestrutura e
o conhecimento técnico para que assim possa implantar o sistema, no entanto te
dar mais flexibilidade, deixando também, você, com o controle total do sistema.
Mais custos surgem pela
necessidade de ter profissionais qualificados para a instalação dos sistemas.
Por ser um programa de código aberto, existe a possibilidade de adição de novas
funcionalidades, tronando o programa mais adequando para as necessidades da
empresa, tal possibilidade exige também a presença de profissionais
qualificados.
O sistema em si são “grátis”,
caso não seja solicitado nenhum serviço adicional, mas em contra partida serão
somados os gastos com funcionários que recebem em torno de R$50,00/hora (ou R$8.400/mês)
e infraestrutura (servidores e equipamentos de rede) que gira em torno de
R$10.000. Outra possibilidade de sistemas “grátis” são os em nuvens, nesse caso
são cobradas mensalidades pelo serviço, que giram em torno de R$300,00.
CRM’s pronto para o uso
Esses sistemas já estão prontos e
são alugados. Existe a possibilidade de adicionar funcionalidades especificas.
O sistema fica responsável pela a empresa que estar alugando o sistema, e eles
podem ser acessados pela internet. O software fica hospedado na infraestrutura
do fornecedor, que é responsável pela sua manutenção.
Na maioria das vezes esses
sistemas são adquiridos por assinatura anuais ou mensais e seu preço pode
variar entre R$50,00 a R$500,00 a depender das necessidades expostas pela
empresa, como: espaço para armazenamentos e funcionalidades.
CRM’s sob medida
Há
também a possibilidade de serem projetados software de forma especifica e de
acordo com as necessidades da empresa. São criados sob medida e envolve horas
de projetos. A depender da necessidade da empresa, esses programas podem ser a
melhor opção. Os custos em média desses programas variam de acordo com a
quantidade de tempo gasto no desenvolvimento e implantação do projeto versus mão de obra, sendo assim uma
empresa que cobra R$100,00 a hora de trabalho, e o projeto sendo feito em 200
horas, o software custará: R$20.000.