O Objetivo do CRM é gerenciar a carteira de clientes e a cada dia melhorar o atendimento a partir de uma relação próxima, portanto é possível afirmar que a maior vantagem é estabelecer uma relação mais vantajosa com o cliente, quando bem implantada.
O CRM quando bem implantado permite a melhora de vários pontos da empresa tais como: as informações, a automatização de processos, o foco em parceiros, as vendas cruzadas, o Marketing O2O (um a um)e o feedback de produtos e serviços.
O CRM também permite restabelecer uma relação mais lucrativa com os clientes e reduzir os custos. Quando uma empresa faz uso do CRM, o mesmo pode colaborar para a produção do marketing, pois oferecem a possibilidade de captura de dados de clientes, tendências, informações sobre produtos e serviços, e Classificação para marketing direcionado.
O uso de CRM é imprescindível para algumas empresas, por exemplo, as empresas que possuem equipe de vendas. Uma ferramenta de CRM pode ajudar uma equipe de vendas a organizar e agenda tarefas que precisam ser executadas, assim o vendedor não esquece seus compromissos, a ferramenta armazena todas as informações dos seus clientes para posteriores acessos, fazendo com que o vendedor tenha uma relação melhor com um determinado cliente, pois ele já vai ter um conhecimento prévio das características do cliente e entre outras.
Antes investir em uma ferramenta de CRM. É preciso tomar cuidado, pois sistemas de CRM são muito caros e pode não ser viável para a empresa. Por isso é preciso responder algumas perguntas antes de fazer um investimento como esse. Qual é o tamanho da sua empresa? A depender do tamanho da empresa, o melhor é fazer o "CRM de cabeça", será um desperdício investir em algo caro que não será tão usado. Qual é a sua necessidade? O CRM é viável para sua empresa? De que forma você está usando o CRM?
Dependendo das respostas deverá ser avaliada a necessidade de investir ou não em uma ferramenta CRM, por que o ponto negativo do CRM se encontra na maneira que você irá lidar com ele.
WELTER, DIDONET, FELBER, LETZOW, GESSI - A IMPORTÂNCIA DO CRM NAS ORGANIZAÇÕES - Artigo publicado na internet, acessado as 21:49 do dia 02/12/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário