O CRM analítico é considerada a fonte de inteligência de todo o processo, ela serve para definir estratégias de diferenciação de clientes, bem como acompanhamento de seus hábitos com o objetivo de identificar suas necessidades e prever eventos que possam ocorrer.
Na verdade o CRM analítico é uma
junção entre ferramentas de BI (Business Intelligence) e ferramentas de gestão
do relacionamento com o cliente. Esta união visa garantir que todas as
informações armazenadas em aplicações operacionais sejam utilizadas para
agregar inteligência ao negócio.
Através das ferramentas analíticas é
que é possível identificar os clientes de maior valor para empresa. Tratando de
forma diferenciada, pode-se conseguir a fidelização e uma redução significativa
de custo para a empresa.
Ferramentas de análise, como data
mining e relatórios analíticos, devem ter como única fonte de dados o Data
Warehouse, base de dados histórico que tem como principal objetivo fornecer uma
visão única, orientada a assuntos, dos dados da empresa. Porém não deve-se
aguardar que o DW fique pronto e use sistemas isolados. É importante ressaltar a
importância da integração de dados analíticos ao longo do tempo, para não
correr o risco de ter duas versões distintas de dados.
O Data Warehouse e o Data Mining são
os sistemas de informação mais utilizados no CRM, quando utilizadas para atender o propósito do CRM, utiliza as informações que estas
produzirão tendo sempre como foco o consumidor e sua conexão com a empresa.
Referência
Bibliográfica: WIRTHMANN, 2003 - Acessado em 13 de novembro de 2014, as 15h. http://www.infobras.com.br/portugues/produtos_conceito_crm.asp
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