segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Case de Sucesso da Empresa RIO SUL

 
Muitos assíduos passageiros de vôos domésticos e internacionais já se beneficiaram com o programa de milhagem Smiles. Fruto da ferramenta de fidelização Qualiflyer, da provedora internacional de soluções de TI para a indústria de aviação Atraxis, era a base de toda a solução de CRM da  extinta Varig e foi desenvolvida internamente, apesar das tantas opções entre as fornecedoras CRM. "Adquirida em 1994, pela Varig, e atualizada em 1999, a ferramenta da Atraxis havia passado por uma atualização que alterou 75% do projeto original, havia sido modificada para atender as reais necessidades da RIO SUL, foi bem alterada", conta Celso Rosano Silva, ex-gerente de tecnologia do Programa Smiles.

Entre as modificações realizadas pela equipe de cerca de 30 técnicos da área de informática, estava aplicativos de internet, Wap, URA (unidade de resposta audível), além de sistemas inteligentes, que contabilizava as milhas dos passageiros mesmo sem a apresentação do número de identificação. "Não acreditamos que um CRM do mercado atenderia a nossas necessidades", afirma Luiz Roberto Silva Filho, ex-gerente geral de informática da Rio Sul Linhas Aéreas - empresa de aviação controlada pela extinta Varig Participações em Transporte Aéreos.

O Smile é um programa de fidelização, onde o cliente trocava hora de vôos por milhas aéreas. Mais do que um programa de fidelização, o Smiles é um grande banco de dados que reúne informação de mais de três milhões de clientes. Ali foi possível conhecer a frequência de vôo dos clientes, as rotas mais usuais, em qual classe costumam viajar, entre outras informações.

Apesar da RIO SUL não mais existir, o programa de Smiles veem sendo adotado por empresas dos mais diversos segmentos em outros formatos como os dots. Um exemplo atual é o programa quilometro de vantagens da rede de postos de gasolina Ipiranga..

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