sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Alguns Benefícios do CRM para Startups e Como Ele Pode Ajudar Sua Empresa

O maior desafio das Startups é conquistar clientes e receber feedback de seus produtos. Para que isso ocorra é preciso um excelente relacionamento com o cliente para que ele se sinta amparado pela empresa e por seus colaboradores.

 A introdução da gestão de relacionamento com o cliente visa organizar os "assuntos de escritório" e ajuda a cultivar a relação com os clientes. O CRM é ideal para Startups que querem aumentar suas listas de contato e planejar campanhas de marketing. Se as pessoas têm um melhor conhecimento sobre seus clientes fica mais fácil e melhor de atende-los além de compreender como seu produto se aplica a necessidade do cliente.

Existe várias forma de CRM com a possibilidade de instalar um software ou utilizar em nuvem. Há alguns pontos importantes a serem considerados antes de escolher o melhor CRM para a sua Startup, como:

 1 - O CRM ajuda a implementar um processo comercial em sua Startup

Um grande problema de muitas startups é não saber sobre processos comerciais. Muitos fundadores têm uma ideia na cabeça, trabalham firme em cima dela com a esperança de que se construírem algo magnífico as pessoas virão.

Elas podem até vir, mas talvez você não consiga se manter até que isso aconteça. Nesse meio, o CRM surge como um choque de realidade para as startups. Elas começam a enxergar que, sem vendas não se mantém e, que precisam de clientes para pagar a conta e validar o produto.

Nada melhor do que usar o CRM e criar um processo comercial para sua empresa, criando rotinas de prospecção de clientes que vão permitir aproximar o seu produto de novas empresas que, podem estar precisando de uma solução como a sua.

Além disso, como muitas vezes alguns empreendedores não possuem experiências com vendas, o CRM pode ajudá-los com uma dose de inspiração sobre conhecer o processo de vendas e adaptá-lo aos clientes.

2  -  O CRM Permite que a Startup conheça melhor seu cliente

Muitas vezes, quando lançam produtos e serviços, startups têm ideia de qual seria o seu cliente, qual o perfil do seu público e os atributos que eles possuem. Acontece que, nem sempre, depois que o produto é lançado, as coisas acontecem conforme o esperado: pode acontecer do seu cliente inicial não se interessar pelo seu produto, ou até mesmo do seu produto atrair outro tipo de cliente.

Isso é mais comum de acontecer do que podemos imaginar. Nem sempre quando um produto é posto à prova ele se sai como imaginado e, a falta de conhecimento do cliente que se interessou e está pagando pelo produto pode colocar tudo a perder. Por isso, o CRM ajuda startups a conhecerem melhor seus clientes. Através das informações do CRM é possível conhecer melhor o cliente, saber quais informações podem ser úteis para conseguir novos clientes e quais informações funcionam para cada perfil.

É, justamente ao conhecer seu cliente que, você pode criar processos comerciais, atributos, conteúdo e informações para educa-lo e fazer com que ele se aproxime do seu produto.

3 - O CRM ajuda a colher o Feedback de seus Clientes

As Startups devem aprender com os cliente. O CRM ajuda Startups a criarem e agendar tarefas para interagir com seus clientes e, colher feedback.

Assim, as startups podem não apenas gerenciar potenciais clientes e orientá-los, guiando-os através do processo comercial, mas também colher feedbacks e informações importantes dos clientes para validar o produto.
 
 Conclusão:

O CRM é indicado para toda e qualquer empresa que queira conhecer melhor o seu produto e seu cliente, sabendo quais atributos e diferenciais fazem os clientes comprarem, e quais clientes compram seus produtos.

Através do CRM as startups podem, não apenas monitorar o seu processo de vendas e conhecer melhor o perfil de seus clientes, mas podem criar processos que ajudam a acelerar o processo de validação de ideias e iteração com clientes, através de feedbacks e trocas de informações de maneira mais dinâmica

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Gustavo Paulillo, A Importância do CRM Para Startup - Acessado em: http://www.agendor.com.br/blog/a-importanica-de-um-crm-para-startups/#more-6704, As 09:19 do dia 23 de Janeiro de 2015.

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