terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Data Warehouse: Uma ferramenta na aplicação de negócios em CRM

Não existe CRM sem dados, é muito importante a criação de Banco de Dados e a
existência de um software S.G.B.D (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).

Um Data Warehouse é um banco com dados históricos, que serve para análise e tomada de decisões. Os dados contidos são sumarizados e descritos, eles são projetados para o processamento on-line analítico (OLAP, On-line Analytical Processing). Um Data Warehouse, concentra dados de diversos sistemas estruturados e outras bases de dados, em diversas plataformas onde outros sistemas possam ser integrados (entradas de pedidos, gerenciamento de campanhas, compras e vendas), gerando relatórios em tempo real. Esses dados antes de armazenados são filtrados, normalizados, reorganizados, sumarizados para constituírem uma base de dados confiável e íntegra.
Esta ferramenta foi projetada para garimpar informações guardadas a muito tempo, visando o controle de determinados processos da empresa, tem como premissa resolver questões, dando ao usuário final a flexibilidade necessária para pesquisas, mesmo para as mais exóticas. Foi dessa forma que a cadeia americana de supermercados Wal-Mart descobriu uma relação entre o consumo de fraldas descartáveis e o consumo de cervejas.

Benefícios do Data Warehouse:


  • Mantém o histórico de dados, mesmo se os sistemas transacionais não os fizerem;
  • Integra os dados de vários sistemas, permitindo uma visão consolidada de toda a operação, principalmente quando uma organização possui várias empresas com sistemas de informações diferentes e trabalha agressivamente em aquisições e fusões;
  • Melhora a qualidade dos dados, criando uma padronização de códigos e descrições e identificando e corrigindo dados ruins;
  • Apresenta as informações da organização de forma consistente;
  • Fornece um único modelo de dados para toda a organização, independente da fonte;
  • Reestrutura os dados de modo a satisfazer as necessidades dos usuários do negócio;
  • Reestrutura os dados para melhorar o desempenho de consulta, mesmo para consultas analíticas complexas, sem afetar os sistemas em operação;
  • Agrega valor às aplicações de negócio operacional, principalmente a gestão de relacionamento com clientes (CRM).  

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