terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como implementar CRM em uma empresa

O primeiro passo para implementar o CRM em uma empresa é descobrir se a empresa realmente necessita desse tipo de solução e o porque ela precisa implementa-lo.
Após isso existem alguns passos que podem ser seguidos para se ter uma boa implementação de uma solução como essa na organização.

É preciso definir e planejar o modelo de relacionamento

É a fase onde se determina os objetivos do projeto. É primordial o envolvimento da direção nesta fase, visto que é aqui que as principais decisões do projeto são tomadas. 

Análise de mercado (benchmarking’s)

Depois dos objetivos definidos, chegou a hora de designar uma pessoa do comitê para fazer um benchmarking em uma empresa do mesmo setor que já tenha implantado o CRM para compartilhar experiência e ideias que possam ser aplicadas na empresa. 

Levantamento de necessidades internas

Nessa fase é preciso identificar a real necessidade dos setores, repensar os processos existentes, processos que possam ser fundidos ou descartados e identificar o que é verdadeiramente importante para ser automatizado para entregar mais valor para o cliente.

O principal objetivo do redesenho é melhorar os processos,tornando-os mais ágeis, bem como, reduzir os custos.

Processo de seleção do fornecedor e do sistema de CRM

Esta é a fase que viabiliza todas as fases anteriores, então é importante fazer uma seleção dos fornecedores que atendam as necessidades da empresa, a partir da arquitetura do projeto.

Dentro dos requisitos da seleção deve-se avaliar o suporte fornecido e a experiência de mercado, tudo isso alinhado com a verba disponível para o projeto.

Implementar o sistema

Essa é a fase onde o fornecedor atua diretamente no projeto,instalando o sistema nas máquinas, treinando os usuários do sistema, alinhando a arquitetura do projeto com o sistema selecionado… É nessa fase também que o comitê envolve mais ativamente os colaboradores no projeto, fazendo workshop e sensibilização nos treinamentos, bem como o acompanhamento individual.  

Avaliação 

O comitê deve fazer um acompanhamento periódico, dando e recebendo feedforward aos colaboradores usuários do sistema, permitindo um processo de qualidade.

Depois do projeto implementado, o que fazer? 

Agora a equipe de marketing/comercial, tem uma ferramenta poderosa nas mãos e utilizar as informações dos relatórios emitidos pelo sistema a seu favor, criando estratégias focadas nos clientes da curva ABC que poderão ser facilmente identificados com base no histórico de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário