Após isso existem alguns passos que podem ser seguidos para se ter uma boa implementação de uma solução como essa na organização.
É preciso definir e planejar o modelo de relacionamento
É a fase onde se determina os objetivos do projeto. É primordial o
envolvimento da direção nesta fase, visto que é aqui que as
principais decisões do projeto são tomadas.
Análise de mercado (benchmarking’s)
Depois
dos objetivos definidos, chegou a hora de designar uma pessoa do comitê
para fazer um benchmarking em uma empresa do mesmo setor que já tenha
implantado o CRM para compartilhar experiência e ideias que possam ser
aplicadas na empresa.
Levantamento de necessidades internas
Nessa fase é preciso identificar a real necessidade
dos setores, repensar os processos existentes, processos que possam ser
fundidos ou descartados e identificar o que é verdadeiramente
importante para ser automatizado para entregar mais valor para o cliente.
O principal objetivo do redesenho é melhorar os processos,tornando-os mais ágeis, bem como, reduzir os custos.
Processo de seleção do fornecedor e do sistema de CRM
Esta
é a fase que viabiliza todas as fases anteriores, então é importante
fazer uma seleção dos fornecedores que atendam as necessidades
da empresa, a partir da arquitetura do projeto.
Dentro
dos requisitos da seleção deve-se avaliar o suporte fornecido e a
experiência de mercado, tudo isso alinhado com a verba disponível para o
projeto.
Implementar o sistema
Essa
é a fase onde o fornecedor atua diretamente no projeto,instalando o
sistema nas máquinas, treinando os usuários do sistema, alinhando a
arquitetura do projeto com o sistema selecionado… É nessa fase também
que o comitê envolve mais ativamente os colaboradores no projeto, fazendo
workshop e sensibilização nos treinamentos, bem como o acompanhamento
individual.
Avaliação
O
comitê deve fazer um acompanhamento periódico, dando e recebendo
feedforward aos colaboradores usuários do sistema, permitindo um
processo de qualidade.
Depois do projeto implementado, o que fazer?
Agora
a equipe de marketing/comercial, tem uma ferramenta poderosa nas mãos e
utilizar as informações dos relatórios emitidos pelo sistema a seu favor,
criando estratégias focadas nos clientes da curva ABC que poderão ser
facilmente identificados com base no histórico de vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário