terça-feira, 6 de janeiro de 2015

CRM: Conceito ou Tecnologia ?

Pois é meu camarada, se você acha que o CRM é uma tecnologia, está muito enganado. Pasme ! CRM é um conceito. Tenha calma, isso pode ser confuso mesmo, até mesmo por que as empresas estão sempre oferecendo sistemas que propõe fazer tudo - ou grande parte - do que o CRM - como conceito - se define.

Para você ficar mais tranquilo vou te falar algo que talvez você já saiba: o CRM se preocupa em administrar os feedbacks - informações, opiniões, desejos do cliente perante ao serviço ou produto - de forma que venha satisfazer melhor o cliente. Simples ?! Mas, não acabou! Os diversos setores da organização devem estar interligados, tendo a mesma visão do cliente e a partir daí criar canais de comunicações (CRM operacional ), obeter uma visão mais consistente do cliente a partir das informações ( CRM operacional ) e  atingir o valor do cliente através de colaboração inteligente, baseada em conhecimento.

E a tecnologia ? Bom ! Chegamos ao ponto dos sistemas, ou conjunto de sistemas, que prometem auxiliar na pratica do conceito CRM. Estes são desenvolvidos para facilitar as nossas vidas e são oferecidos de vários formas para quem deseja implementar um sistema CRM em sua organização, cabe a você procurar identificar o que melhor se adequa a sua organização. Existe vários tipos de sistemas  CRM, vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário