Várias pesquisas apontam que a perda de clientes está associada, na maioria das vezes, ao mau atendimento.
O dono da empresa que se mantém distante do dia a dia do negócio só
perceberá que a clientela vai embora quando começar a contabilizar as
perdas.
Você procura conversar com os seus clientes sobre o atendimento recebido?
Essa é uma atitude que todo empresário deve ter...
O momento de troca pode representar boas oportunidades. Se o processo
for bem conduzido, o cliente sairá não apenas satisfeito, mas também
fidelizado. Por isso, é importante contar com uma equipe de atendimento
preparada e com bom poder de argumentação. O investimento em treinamento deve ser feito, pois evitará perdas muito maiores no futuro.
Acredite: recuperar um cliente perdido é uma tarefa quase impossível!
Outro fator que espanta a clientela é o aumento exagerado e
injustificado dos preços. O consumidor está cada vez mais atento aos
valores praticados no mercado. Só poderá cobrar um preço mais elevado
aquele empresário que souber demonstrar, com clareza, a razão de o seu
produto ser mais caro. O ideal é destacar as vantagens associadas à
compra, como uma garantia de troca maior ou um serviço de atendimento
especializado, por exemplo.
Procedimentos para evitar mau atendimento.
1. Pesquise o motivo para a debandada dos clientes. Identifique a causa e atue de forma estratégica.
2. O ideal é concentrar os esforços em manter os clientes que ficaram. Recuperar um que se perdeu é muito difícil e custa caro.
3. Realize pesquisas de satisfação com frequência.
Artigo publicado em: http://www.ciclocrm.com.br/2013/07/mau-atendimento-e-maior-causa-da-perda.html sexta-feira, 19 de julho de 2013. Autor desconhecido
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