A premissa que devemos partir é: experiências levam a opiniões e as opiniões transformam nossos hábitos em comportamento. Infelizmente, o desafio de inserir o CRM em uma equipe de vendas é muito grande, uma vez que, na cabeça da maioria dos vendedores, isso é perda de tempo.
A
desculpa da maioria dos vendedores é: enquanto
eu atualizo esse CRM,
eu poderia estar vendendo, poderia estar me relacionando com os
clientes, ou mesmo em visitação.
A
grande verdade é que as pessoas são resistentes às mudanças e
quando o CRM (o comportamento, não o software) não está na cultura
da empresa, as pessoas vão lutar até o final contra ele.
É
necessário entender que o CRM
não só auxilia no controle das vendas,
mas que toda a filosofia é o item crucial para o desempenho da
equipe e o sucesso da empresa.
O CRM
precisa ser uma filosofia,
um propósito, um princípio dentro das empresas.
Primeiro,
porque somente cultivando o relacionamento dentro da empresa é que
se forma uma equipe
de vendas disposta
a alimentar o relacionamento com os seus clientes – antes mesmo das
vendas.
Uma
venda não acontece sem relacionamento e a filosofia
do CRM tem
o poder de mudar a mentalidade da equipe
de vendas,
para que a empresa deixe de somente tirar pedidos e comece a cultivar
relacionamentos dentro de seus clientes.
O sucesso
do CRM não
é apenas fazer a venda acontecer, mas ajudar a fazer com que os
clientes supererm seus desafios de maneira que a venda seja um
resultado do relacionamento.
A
melhor maneira de fazer
o relacionamento acontecer é através do CRM,
pois é justamente essa ferramenta que possibilita a equipe
de vendas não
esquecer de cultivar o relacionamento com seus prospects e clientes.
A
mente humana é maravilhosa, mas não damos conta de tudo. Pequenos
detalhes passam desapercebidos e isso acaba prejudicando o
relacionamento.
O sistema
de CRM existe
para isso: auxiliar a mente humana a cultivar o relacionamento com as
pessoas que fazem a organização acontecer.
Pode
ser um e-mail de agradecimento, um e-mail de felicitação sobre
alguma notícia da empresa, ou alguma comemoração especial que vai
mostrar que a equipe
de vendas da sua empresa está
comprometida (e feliz) com o resultado dos clientes.
Só
quando a
filosofia do CRM e
a importância do relacionamento estiverem totalmente consolidadas
dentro de uma empresa é que a equipe
de vendas dará
devido valor ao software de CRM.
Caso
contrário, as pessoas continuarão fazendo corpo mole, esquecendo
que o CRM
é um aliado e
não um obstáculo.
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